Dor Articular

A artrose (ou osteoartrose) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações. Com o seu desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca desconforto, dor, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando movimentos. É necessário diferenciar artrose de artrite quando se tem rubor, calor e edema no local e nesse caso seguir a investigação relacionada a outras doenças (artrite reumatoide, artrite psoriática, artrite pós viral ,artrite infecciosa…).

Geralmente a artrose está associada ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente, joelhos. Estudos internacionais mostram que 6% da população acima dos 30 anos já apresenta sintomas de artrose de joelho. Acima dos 45 anos, os casos sobem para quase 28%, sendo 16% deles pacientes com quadros de dor ou limitação motora. Obesidade e esporte de alto impacto aumentam os riscos.

A artrose pode estar associada e tendinites, bursites e lesões ligamentares sendo necessário o tratamento na totalidade da patologia. O Tratamento consiste em tentar diminuir a inflamação local gerada pelo cisalhamento e melhorar a mobilidade mecânica da articulação. Infiltrações locais com Ácido hialurônico e outros medicamentos especiais tendem a ter bons resultados no controle da dor. As infiltrações de tendões e modulações da inervação muitas vezes são necessárias para melhores resultados.

Esses procedimentos podem ser realizados em consultório médico e devem ser preferencialmente guiados por ultrassonografia. Em casos mais graves pode haver necessidade de cirurgia.

Leia também:

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?