Dor neuropática

A dor neuropática é uma dor crônica onde ocorre a lesão do Sistema Nervoso Central ou periférico. Pode ser consequência de traumas, AVC, doenças infecciosas – como Herpes Zoster –, diabetes, efeito pós-cirúrgico, lesão alcoólica, deficiência de vitamina B-12, entre outras.

Muitas vezes a dor continua mesmo após resolução da lesão inicial. Os sintomas incluem aumento ou perda da sensibilidade na região afetada, sensação de queimação, agulhadas, pontadas ou choques na pele, formigamento ou dormência em partes do corpo. Apresenta alodinia, ou seja, estímulos potencialmente não dolorosos, mas que causam dor. Os pacientes relatam sentir dor ao pequeno toque da roupa, por exemplo.

O diagnóstico é feito pela história clínica associado a alguns exames solicitados caso a caso, como ressonância magnética e eletroneuromiografia. O tratamento normalmente se inicia com medicamentos orais, como os anticonvulsivantes e antidepressivos, além de analgésicos potentes, podendo-se utilizar a classe dos opioides em casos graves.

Podemos, ainda, utilizar adesivos analgésicos e fazer a aplicação da toxina botulínica.

Importante ressaltar que a atividade física, a dieta anti-inflamatória e a reabilitação com fisioterapia serão quase sempre indicadas de forma adjuvante.

Leia também:

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?